Blog da SBEM
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Reversal of Idiopathic Hypogonadotropic Hypogonadism. N Engl J Med. 2007 Aug 30;357(9):863-73.

Raivio T, Falardeau J, Dwyer A, Quinton R, Hayes FJ, Hughes VA, Cole LW, Pearce SH, Lee H, Boepple P, Crowley WF Jr, Pitteloud N.

O hipogonadismo hipogonadotrófico vem sendo conceituado como um infantilismo sexual “permanente” caracterizado pela deficiência de gonadotrofinas, determinada pelas alterações na secreção e pulsatilidade do GnRh a partir dos neurônios hipotalâmicos, ou por deficiência na secreção hipofisária de LH e FSH. Como conseqüência, ocorre a diminuição na produção dos esteróides sexuais. Entretanto, alguns casos de síndrome de Kallmann e de hipogonadismo hipogonadotrófico idiopático podem reverter após o início da terapia com testosterona.

O artigo do NEJM descreve15 homens nos quais a reversão do hipogonadismo hipogonadotrófico idiopático foi sustentado após a descontinuação da terapia hormonal.

Dez reversões sustentadas foram identificadas retrospectivamente. Cinco reversões sustentadas foram identificadas prospectivamente entre 50 homens com hipogonadismo hipogonadotrófico idiopático após uma duração média de interrupção do tratamento de 6 semanas. Dos 15 homens que tiveram uma reversão sustentada, 4 tinham anosmia. Na avaliação inicial, 6 homens tiveram a puberdade ausente, 9 tiveram puberdade parcial e todos tiveram secreção anormal de LH induzida pelo GnRH. Todos os 15 homens tinham recebido a terapia hormonal previamente para induzir virilização, fertilidade ou ambos. Entre aqueles cujo hipogonadismo foi revertido, o nível médio de testosterona sérica endógena aumentou de 55 para 386 ng/dL (p<0,001), o nível de LH aumentou de 2,7 para 8,5 IU/L (p<0,001), o FSH aumentou de 2,5 para 9,5 IU/L (p<0,01) e o volume testicular aumentou de 8 para 16 mL (p<0,001).

Pelos achados, conclui-se que uma breve descontinuação da terapia hormonal para avaliar a reversibilidade do hipogonadismo hipogonadotrófico é uma conduta razoável e o endocrinologista deve estar atento para esta situação.

Alexandre Hohl
Comissão de Novas Lideranças


Escrito por admin em setembro 19th, 2007 :: Arquivado em Hipogonadismo Hipogonadotrófico